google.com, pub-0652493856279582, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Redes sociais são tão importantes quanto exercício e dieta durante toda a vida | Em que Acreditar

Redes sociais são tão importantes quanto exercício e dieta durante toda a vida

rede social saude
Um novo estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA) afirma que quanto mais laços sociais as pessoas têm em uma idade precoce, melhor sua saúde será durante toda a sua vida.
Esse é o primeiro estudo a vincular definitivamente relações sociais com medidas concretas de bem-estar físico, como obesidade abdominal, inflamação e pressão arterial elevada, todos fatores que podem levar a problemas de saúde a longo prazo, incluindo doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer.

“Com base nestes resultados, deve ser tão importante incentivar adolescentes e adultos jovens a construir relacionamentos sociais amplos e habilidades sociais para interagir com os outros, quanto a comer bem e ser fisicamente ativo”, disse Kathleen Mullan Harris, uma das autoras da nova pesquisa.

As conclusões

A equipe descobriu que o tamanho da rede social de uma pessoa era importante para a sua saúde na idade adulta, tanto no começo quanto no fim dela.
Na adolescência, o isolamento social levou a maior risco de inflamação, a mesma quantidade de risco causada pela inatividade física, enquanto a integração social protegeu contra a obesidade abdominal. Na velhice, isolamento social era até mais prejudicial à saúde do que diabetes, no que dizia respeito ao desenvolvimento e controle da hipertensão.
Na idade adulta média, não era o número de conexões sociais que importava, mas o que essas conexões significavam em termos de apoio ou tensão social. “A relação entre a saúde e o tamanho das redes sociais das pessoas é mais forte no início e no fim da vida, e não é tão importante na vida adulta média, quando a qualidade, não a quantidade, das relações importa”, argumenta Harris.

Amostra grande

Harris e sua equipe analisaram dados de quatro pesquisas nacionalmente representativas da população dos Estados Unidos que, em conjunto, cobriam desde a adolescência até a velhice de diversos participantes. Uma delas foi o “The National Longitudinal Study of Adolescent to Adult Health”, o mais abrangente banco de dados para estudar como relacionamentos sociais, comportamento, meio ambiente e biologia interagem para moldar a saúde na adolescência e ao longo da vida adulta.
Eles avaliaram três dimensões das relações sociais: integração social, suporte social e tensão social. Em seguida, estudaram como as relações sociais dos indivíduos eram associadas com quatro marcadores-chave para o risco de mortalidade: pressão arterial, circunferência abdominal, índice de massa corporal e níveis circulantes de proteína C-reativa, que é uma medida de inflamação sistêmica.
De acordo com os pesquisadores, a análise deixou claro que médicos e outros profissionais de saúde devem redobrar os seus esforços para ajudar o público a entender o quão importante são fortes laços sociais ao longo de todas as nossas vidas.

Receba as as notícias mais interessantes e curiosas da internet em seu e-mail, totalmente sem Spam, em primeira mão!





Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar