A organização recentemente criada, chamada METI (Messaging of Extraterrestrial Inteligence), planeja fazer o esforço mais ambicioso já feito até agora para enviar poderosos sinais até estrelas vizinhas ao nosso sistema solar, com a intenção de contatar possíveis civilizações alienígenas.
Apesar das críticas dizendo que tal ideia não é o que precisamos agora, como a do famoso astrofísico Stephen Hawking, o qual alertou sobre o perigo de revelarmos nossa posição para uma civilização alienígena potencialmente perigosa, a recém criada organização já colocou isto em sua meta. Sua intenção é a de enviar poderosos sinais intencionais e repetitivos para a mesma estrela por meses, a fim de obter uma resposta de civilizações que possam estar habitando tal sistema estelar.
Isto poderá ser o começo de um lindo relacionamento, disse Douglas Vakoch, presidente da METI e ex-diretor da Interstellar Message Composition na Search for Extraterrestrial Intelligence.
Seria Proxima b nosso melhor alvo?
O projeto almeja enviar palavras para começar uma conversação no final de 2018.Para isso, o METI escolheu Proxima b, um planeta rochoso potencialmente habitável que está em órbita da Proxima Centauri, uma das estrelas mais próximas ao nosso Sol, localizada a 4,2 anos-luz de distância da Terra.
Depois, a METI almeja enviar mais sinais às estrelas distantes, localizadas a centenas e até mesmo milhares de anos-luz de distância da Terra.
A METI foi fundada em 2016 e planeja patrocinar várias palestras em 2017. Seus planos principais são os de coletar um milhão de dólares para manter uma equipe, e construir um poderoso transmissor em algum lugar da Terra.
Antes disso, a METI terá que calcular a melhor forma de dizer alô a um alienígena…
…e eles insistem em procurar fora aquilo que possivelmente tem estado conosco por milhares de anos.
0 comentários:
Postar um comentário