Os cientistas que estão procurando por exoplanetas que possam abrigar a vida encontraram dois novos planetas na zona de conforto de suas estrelas, os quais levantaram a esperança de não somente encontrar vida alienígena, mas também finalmente se deparar com um planeta como a Terra. Até mesmo ar foi detectado em um desses planetas.
Wolf 1061C – localizado a 14 anos luz da Terra – e GJ 1132b, que está a aproximadamente 39 anos luz, têm rapidamente se tornado dois exoplanetas favoritos para os astrônomos que estão ansiosos para descobrir vida alienígena, e até possivelmente um clone da Terra.
Ambos destes mundos distantes estão localizados na zona de conforto de suas estrelas, onde não é tão quente, nem tão frio, permitindo assim que exista água no estado líquido em suas superfícies.
Wolf 1061c é um de três exoplanetas orbitando uma estrela anã vermelha Classe-M. A parte prometedora é que este planeta está localizado bem no centro da zona habitável. Porém, os cientistas alertam que ele é quatro vezes maior do que a Terra, o que significa que provável sua gravidade tenha criado um efeito estufa similar ao do nosso vizinho Vênus.
Por outro lado, GJ 1132b é um planeta que muda o jogo. Na verdade, alguns estão se referindo a ele como ‘clone da Terra’. Ele tem um diâmetro 50% maior do que o da Terra e orbita sua estrela na parte mais morna da zona de conforto. Dado o seu tamanho, é provável que ele tenha as condições necessárias para manter uma atmosfera estável.
De acordo com um estudo recentemente publicado no Astrophysics Journal, os cientistas o Observatório Europeu do Sul, no Chile, o GJ1132b é extremamente promissor, já que ele tem metano e água em sua atmosfera.
O astrofísico John Southworth, autor líder to trabalho, disse para o Scientific American:
Mostramos que um planeta com a massa da Terra é capaz de sustentar uma atmosfera espessa. Este é um passo na direção de investigar se um planeta pode abrigar a vida.A descoberta de água em um planeta é desconcertante, encontrar metano é ainda mais.
Na Terra, 90% de todo o metano na atmosfera é produzido por organismos vivos, conhecidos como metanógenos – organismos que não precisam de oxigênio e dependem de hidrogênio para sobreviverem.
O pesquisador Julien de Wit adicionou:
Detectar a atmosfera de planetas do tamanho da Terra ao redor de anãs-M é um passo essencial na procura por exoplanetas habitáveis. A preocupação, porém, é que eles nem sempre podem ser capazes de sustentar uma atmosfera, devido à história potencial de forte atividade de suas estrelas.No futuro próximo, telescópios maiores nos permitirão capturar imagens de resolução maior da luz que passa através da atmosfera do planeta, o que nos ajudará a detectar sua composição, com mais precisão.
Encontrar um com uma atmosfera nos daria esperança.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário