O foguete foi lançado às 09h38 no domingo (19), indo até o espaço, cumprindo sua missão de entregar suprimentos para a ISS, voltando a pousar na Terra no mesmo dia.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou o vídeo no Instagram: “Baby com back” (Volte bebê).
Esta é a primeira vez que o Falcon 9 consegue pousar com sucesso em terra firme. Anteriormente a SpaceX conseguiu pousar o foguete em plataformas no mar.
O foguete de Elon Musk foi lançado do mesmo local que os astronautas da NASA voaram para a Lua há quase cinquenta anos.
O foguete Falcon 9 carregou a nave de suprimentos Dragon, contendo 2.250 quilos de alimentos, experimentos e outras mercadorias para os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.
De acordo com relatos, quando a Dragon chegar no laboratório orbital na terça pela manhã (hoje – 21 fev.), o astronauta francês Thomas Pequet irá agarrar a nave usando o braço robótico Canadarm2, assistido pelo astronauta da NASA (e comandante da estação) Shane Kimbrough.
O Falcon 9 é um foguete de dois estágios e tanto ele quanto a nave de suprimentos Dragon são projetados para retornar à Terra e serem reusados em outras missões espaciais.
A nave Dragon retornará à Terra dentro de um mês, no Oceano Pacífico não muito longe da costa da Califórnia.
Esta é a décima missão de reabastecimento da SpaceX – que junto com a Orbital ATK – possui um longo contrato com a NASA para ajudar a enviar suprimentos ao espaço.
A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell disse no início do mês que a empresa almeja lançar a cada duas ou três semanas em 2017. O próximo foguete poderá ser lançado novamente em março, de acordo com ela.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário