Alguém viu os ziguezagues não naturais na superfície congelada do lago da Islândia tingvallavat em 9 de março?Os moradores ficaram espantados e funcionários do parque disseram que as fissuras conhecidas no gelo estavam em outro lugar.Uma onda de sugestões sobre teorias de conspiração, alienígenas e monstros logo inundou.Lembre-se, os lagos da Islândia também são o lar do mítico verme Lagarfljót.
FACEBOOK - PARQUE NACIONAL DE THINGVELLIR
PONTO DE ENCONTRO: A linha poderia marcar o limite entre duas placas de gelo.
Mas a verdadeira explicação é um bizarro fenômeno natural chamado finger rafting.
Quando dois lençóis de gelo se movem juntos, você esperaria que um deslizasse sob o outro como placas tectônicas.Eles poderiam até mesmo bater em si, formando uma linha de escombros entre eles como os campos de gelo fazem na Antártida.Outro foi encontrado por John Wettlaufer, um professor da geologia na universidade de Yale na cidade dos EU de New Haven, Connecticut.
Ele descobriu em um estudo de 2007 que as placas de gelo podem formar uma série de blocos interligados, alguns passando por cima, outros por baixo.
É chamado de rafting, evocando o entrelaçamento dos dedos em ambas as mãos, com alguns mais, alguns abaixo.O artigo, descrito pelo site Science Alert, revela como esse fenômeno foi replicado em laboratório.Diz: "Um padrão surpreendente, muito parecido com os dentes engrenados de um zíper, é freqüentemente visto quando flutuam coberturas de gelo e se colidem.
FACEBOOK - PARQUE NACIONAL DE THINGVELLIR
CLOSE UP: O fenômeno foi observado com padrões lineares semelhantes no laboratório.
"Usando folhas finas de cera de vedação flutuando na água, observamos rafting simplesmente empurrando duas folhas em contato ao longo de sua borda longa."
"Os dedos [experimentais] têm as características rectilíneas fortes relatadas de gelo de rafting, e também exibem uma característica largura de dedo", acrescentou.
O funcionário do parque Einar AE Saemundsen, citado pela Lonely Planet, comentou: "Alguém observou um padrão estranho na folha de gelo que os moradores não tinham visto antes.
"A especulação começou e não havia escassez de explicações alternativas de atividade alienígena e monstros desconhecidos para estranhas teorias de conspiração".
0 comentários:
Postar um comentário