A Rússia, também chamada de Federação Russa, é o maior país do mundo e o nono mais populoso do mundo. A Federação Russa foi formada em 25 de dezembro de 1991, e antes disso era conhecida como União Soviética ou URSS.
A Federação Russa foi formada como resultado da dissolução da União Soviética após a Guerra Soviética-Afegã. Boris Yeltsin foi o primeiro presidente eleito da Rússia. Em dezembro de 1991, o país foi renomeado como Federação Russa.
Após a dissolução da União Soviética, foram introduzidas várias reformas, incluindo a estrutura do mercado, a liberalização do comércio e a privatização. O novo sistema econômico resultou em queda de 50% tanto na produção industrial como no PIB durante 1990 e 1995.
A Rússia tem atraído oficialmente GFDI e tem experimentado grandes saídas de capital nos últimos anos. A Rússia é rica em recursos naturais e tem uma longa tradição em ciência e tecnologia, indústria e educação.
A União Soviética era um estado socialista formado por Vladimir Linen no continente eurasiático. A União Soviética foi a união de múltiplas repúblicas soviéticas e durou de 1922 a 1991 e era também chamada URSS.
A constituição oficial da União Soviética foi promulgada em 1924. Durante a era da União Soviética, quase todas as pequenas empresas e indústrias foram nacionalizadas e a economia monetária foi restringida em tudo. Lenin adotou uma nova Política Econômica e a União Soviética continuou a ser responsável pelo transporte, indústria pesada, bancos e outros serviços públicos básicos.
Principais diferenças:
URSS ou União Soviética durou de 1917 a 1991, enquanto a Rússia continuou a partir desse ponto até agora.A Rússia é o sucessor da União Soviética e compreendendo a Rússia atual e a Sibéria, em sua maior parte, enquanto a União Soviética era uma federação de quase quinze países.
A União Soviética tinha uma forca militar muito grande, enquanto o tamanho das forças armadas russas diminuíram significativamente desde a dissolução da União Soviética, mas no último tempo Putin tem investido muito nesse setor.
A União Soviética formou um sistema de partido único, enquanto o atual sistema de partidos políticos na Rússia é um multipartidário.
A União Soviética era muito maior como governo e mais ampla em termos de localização geográfica, em comparação com a Rússia, que é muito pequena em termos de governo e geografia.
A Rússia é um país enquanto a União Soviética era um estado político. O brasão Russo atual foi adotado o 30 de novembro de 1993, e antes dele, havia emblema do estado da União Soviética como um lugar do brasão de armas.
O sistema do governo de Rússia é uma república federal, semi-presidencial e constitucional.
A Rússia atual é uma nação multi-fé e multiétnica, com o cristianismo ortodoxo sendo a maior religião. A União Soviética não tinha religião.
A moeda russa é o Rublo, enquanto a moeda da União Soviética era o Rublo Soviético.
A Rússia é mais socializada do que a União Soviética que foi fortemente influenciada pelo comunismo.
A União Soviética foi fundada por Vladimir Lenin enquanto a Rússia foi formada como resultado do Acordo de Belavezha assinado pelos presidentes russo, ucraniano e bielo-russo.
Durante a era da União Soviética, quase todas as pequenas empresas e indústrias foram nacionalizadas. No entanto, na Rússia, a maioria das grandes empresas nacionalizadas e os ativos estatais foram privatizados como resultado das reformas pós-soviéticas.
0 comentários:
Postar um comentário