Poucas coisas na história da humanidade resistiu tão bem ao tempo, mas nenhuma de forma tão bela quanto as pirâmides egípcias. Estas estruturas são uma lembrança de uma civilização verdadeiramente grande de milênios atrás e são consideradas alguns dos mais belos monumentos do mundo.
Mesmo após décadas de estudo arqueológico, existem muitas coisas ainda não descobertas, assim como foi possível coletar incontáveis informações sobre o funcionamento da civilização egípcia. Nesta lista reunimos 9 fatos interessantes e pouco conhecido sobre as famosas pirâmides.
Construção de Gizé
Foram necessários quase 2,3 milhões de blocos de pedra. Cada um destes blocos tinha entre 2 e 50 toneladas.
Elas não têm hieróglifos nas paredes
É comum associarmos as pirâmides a hieróglifos nas paredes – como o cinema e as animações costumam retratar. Na verdade, a pirâmide de Gizé não tem hieróglifos nas suas paredes.
Pirâmides brilhantes
Visando uma aparência brilhante, as pedras externas eram de calcário (pedras brancas) altamente polido. Assim, a pirâmide brilharia ao refletir a luz do Sol.
Estrutura climatizada
Devido ao modo com que foram construídas, a temperatura das pirâmides permanecem sempre abaixo dos 30º C.
Tempo de construção
Estima-se que os egípcios levaram cerca de 200 anos para construir cada uma das suas maiores pirâmides. Isso significa que várias estiveram em construção simultaneamente.
Pirâmide mais pesada
A pirâmide de Gizé é uma das mais pesadas do mundo. Estima-se que ela tem cerca de 6 milhões de toneladas.
Maior construção do mundo por quase 4 milênios
Até a construção da Catedral de Lincoln ser construída na Inglaterra em 1311, a pirâmide de Gizé detinha o título de mais alta construção humana. Ela deteve o recorde por 3871 anos.
Maior estátua
As pirâmides de Gizé são guardadas pela Grande Esfinge, a maior estátua de monólito do mundo. Acredita-se que o rosto da esfinge é uma representação do faraó Quéfren.
Riquezas sepultadas
Os egípcios enterravam sua nobreza dentro das pirâmides junto de objetos que variavam desde coisas que faziam parte do seu cotidiano até joias. Eles acreditavam que os mortos usariam tais objetos na vida após a morte.
0 comentários:
Postar um comentário