Masabumi Hosono era o único japonês a bordo do Titanic. Ele conseguiu se salvar do naufrágio através do Lifeboat 13, um dos poucos botes salva-vidas disponíveis no navio. Depois do ocorrido, ele decidiu retornar a sua terra natal, mas não foi bem recepcionado. As pessoas disseram que ele deveria ter afundado com o navio, pois ter se salvado do naufrágio foi uma atitude covarde, afinal, o ato ia em contra as virtudes samurais (tais como honra, coragem e sacrifício).
Isso realmente aconteceu na vida real. Wallace Hartley e sua orquestra, por ordens do capitão, tocaram vários números musicais, incluindo a famosa canção tocada no filme (“A Night to Remember”, 1958), até os momentos finais do naufrágio. O violino do líder foi encontrado e é considerado hoje, um dos maiores tesouros que temos da história do Titanic. Em 2013, estava sendo leiloado por 1 milhão e 451 mil dólares, na Inglaterra.
O desastre não teria acontecido. Essa é a conclusão dos físicos e matemáticos.
Milton S. Hershey, fundador da companhia de chocolates Hershey’s, tinha comprado uma passagem para a viagem inaugural do Titanic, mas acabou não comparecendo à viagem, devido a uma reunião de negócios.
5. As quatro chaminés.
Este visual icônico do Titanic, com 4 chaminés, foi criado simplesmente por estética, porque na verdade, a quarta chaminé nunca foi usada. Na verdade, ela nem mesmo funcionava.
Você já sabia, graças ao filme “Titanic”, de 1997, que a quantidade de botes salva-vidas era insuficiente para o caso de naufrágio. Se totalmente cheios, caberiam mais ou menos a metade dos passageiros do navio. Mas o que você não sabia, é que pelo menos a metade dos botes salva-vidas usados não receberam a quantidade de pessoas que seriam capazes de receber. Uma tristeza esta informação!
Apenas um transatlântico no mundo naufragou por culpa de um iceberg: o Titanic. Outro fato interessante: a temperatura da água chegava a -2 °C e a maioria das pessoas não conseguiu sobreviver mais de 15 minutos devido à hipotermia.
No dia em que o Titanic afundou, estava agendado um Treinamento de Evacuação, para que os passageiros soubessem o que fazer no caso de um naufrágio. O mesmo foi cancelado pela tripulação.
Estima-se que o iceberg que causou o naufrágio do Titanic em 1912 tenha começado sua formação em 1000 a.C. Um tanto quanto antigo, não é verdade?
O navio de luxo custou, na época, 7,5 milhões de dólares, o que hoje equivaleria a 150 milhões de dólares, ajustado com a inflação. Já o filme, custou cerca de $200 milhões de dólares, em 1997.
O chefe de cozinha do navio, Charles John Joughin, foi um dos sobreviventes do naufrágio. Ele sobreviveu graças à ingestão exagerada de bebidas alcóolicas antes da tragédia. Por que? Porque o álcool aumenta a temperatura corporal, assim, ele pôde aguentar cerca de uma a duas horas na água congelante antes de ser colocado em um bote salva-vidas.
“The Californian”, um navio que estava próximo ao Titanic quando este afundou não pôde auxiliar no resgate de passageiros por problemas nos serviços de comunicação, que estava atrasando.
0 comentários:
Postar um comentário