SETI— A Procura por Inteligência Extraterrestre – tem sido uma das áreas mais cativantes da ciência desde seu inicio em 1960, quando o astrônomo Frank Drake usou um rádio telescópio de 85 pés na primeira tentativa de detectar transmissões de rádio interestelares enviadas por seres fora de nosso sistema solar. Todavia, apesar da grande visibilidade pública e de um filme de ficção científica blockbuster de Hollywood, através da maioria de sua história de 55 anos, o SETI está na periferia da pesquisa científica, somente angariando fundos relativamente escassos e pequenas quantias dedicadas à aquisição de tempo de observação nos grandes telescópios mundiais.
Ontem, numa transmissão ao vivo de Londres, o empresário russo Yuri Milner, junto com o físico Stephen Hawking, anunciaram suas intenções de mudar este cenário.
Embora Milner fez o seu nome – e bilhões de dólares – através de investimentos no Facebook, Alibaba e muitas outras empresas start–up de tecnologia, sua verdadeira paixão é a ciência, demonstrada através da formação daBreakthrough Prize Foundation. Esta organização concede enormes prêmios científicos para todo o mundo. Através da doação de US$ 100 milhões através da próxima década para financiar os pesquisadores do SETI,Breakthrough Listen irá permitir um novas pesquisas de rádio e ópticas avançadas, que irão ocorrer nos melhores telescópios do mundo, criando o mais ambicioso e robusto programa SETI já desenvolvido. O projeto irá dar início às suas observações em 2016.
Fonte: www.scientificamerican.com
Siga e adicione meu perfil no facebook.
0 comentários:
Postar um comentário