'Buraco Azul' é o termo usado para formações que possuem entradas abaixo do nível do mar. Estes buracos normalmente são formados por inúmeras cavernas em seu interior. E já até falamos dele aqui em nosso site, em nossa matéria 'Apneia: o mergulho que eles fazem vai deixar você sem fôlego!'.
Sua beleza é proporcional ao seu mistério e perigo. São muitas as vítimas, inclusive mergulhadores experientes, que tentavam desvendar seus segredos. O maior risco é seu efeito de sucção, que faz com que o buraco funcione como um gigantesco ralo, sugando tudo o que estiver na superfície, inclusive barcos, banhistas e mergulhadores. Por esse motivo, mesmo hoje em dia, os habitantes locais se mantêm afastados do buraco, e várias lendas cercam o local.
Essas histórias atravessaram os séculos, desde a época quando as ilhas ainda eram habitadas apenas pelo povo Lucayan, bem antes da chegada dos europeus por volta de 1500. A mais famosa lenda dos nativos ainda faz parte da cultura dos moradores locais até hoje em dia, e conta que no fundo do buraco vive um monstro marinho gigante, que ao respirar, faz o movimento de sucção na água, puxando tudo para o fundo do buraco. Outras lendas afirmam que sob o buraco existem cidades sub-aquáticas, e há quem diga que o buraco seria até uma das estradas da famosa cidade perdida de Atlântida.
E esse é apenas um entre 150 'Buracos Azuis' das Bahamas. Desse total, a maioria são buracos de água doce, e apenas 50 estão localizados no oceano. Mas todos compartilham pelo menos uma coisa: o mistério e as lendas.
Mais recentemente, os buracos ganharam fama após sua correlação com os fenômenos ainda inexplicados do 'Triângulo das Bermudas'. Muitos cientistas e entusiastas acreditam que estes buracos estão relacionados de alguma forma com os misteriosos eventos do local, como os vários desaparecimentos de embarcações e aviões já registrados no triângulo.
Mergulhadores experientes já se arriscaram na exploração do local, e conseguiram fazer alguns mapeamentos e imagens, porém a maior parte de suas cavernas internas permanece um mistério. Mas pelo menos os fenômenos de sucção, a ciência consegue explicar facilmente: seriam simples efeitos das correntes marítimas que são comuns em qualquer local, mas que no 'Buraco Azul' são amplificadas em razão de seu tamanho e profundidade.
E se esses fascinantes buracos tem alguma coisa a ver com os intrigantes eventos do 'Triângulo das Bermudas', bem... isso ainda permanece um enigma, assim como muitos outros detalhes desses buracos que ainda não foram esclarecidos completamente, e continuam a intrigar o mundo.
0 comentários:
Postar um comentário